quarta-feira, 30 de junho de 2010

Tela colorida

Lembrei-me nesse final de semana de algumas minisséries que foram apresentadas pela Rede Globo. Pode-se dizer, que tirando vários programas da emissora, ainda existem alguns que me encantam.
Lembrei-me das minisséries "Hoje é dia de Maria" e "Capitú" em especial. As duas me chamaram a atenção devido ao figurino, ao cenário, a atuação dos personagens e ao drama da estória. Ainda sou leiga no assunto, não sei qual o nome desse novo tipo de filmagem, mas a única coisa que sei é que ela encanta...
Encanta pelas cores, pela fantasia, pelo sentimento que nos desperta.
Sempre acreditei que uma estória (aquela, diferente da HISTÓRIA, cujo conto não é verdadeiro) deveria ser contada assim, instigando a fantasia. Um estória nada mais é do que uma criação, algo que vem da nossa imaginação, e a nossa imaginação é algo muito além do que os olhos podem ver!
Essas duas minisséries me chamaram muito a atenção pois iam além disto. Foi-se criado um cenário onde tudo parecia surreal, igual àqueles sonhos que temos, onde indagamos de como somos capazes de imaginar tudo aquilo. Pois é, elas me lembraram bem o que o nosso inconsciente pode representar.
Todas aquelas loucuras da estória, aquelas roupas e imagens que não podíamos entender, me remete muito ao inconsciente. Me remete ao que ele representa e que muito de nós achamos tudo muito fora do normal.
Gosto de coisas que perpassam esse limite do real, que criam perguntas dentro de nós. Não há como negar que essa fuga da normalidade nos cause uma confusão no pensamento. Mas é isso o que o nosso inconsciente faz! Essa confusão... Porque ele não tem certo, e nem errado... E ao mesmo tempo, temos tanto medo de tentar acessá-lo.
Me encanta a tonalidade da voz, os poemas recitados, as feições estampadas no rosto. Podemos ser além daquilo que já somos, pois nunca somos tudo isso. Somos sim, além disso.
Me lembra também o teatro. Aquele cuja maioria esquece sua importância. Ao meu ver, o teatro é uma outra maneira que nos leva à esta quebra da realidade, à estas fantasias.
Fica a dica para quem não não assistiu as minisséries, e deixo também algumas fotos, para que a imaginação seja instigada, e para que nós consigamos romper com essa procura de tudo aquilo que é "normal".
Abç... Patrícia.

Hoje é dia de Maria
Capitú

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Blog - Contardo Calligaris

Gostaria de divulgar o blog do psicanalista Contardo Calligaris.
Na verdade o blog não é atualizado pelo próprio psicanalista. Ele foi montado para publicação da sua coluna que sai toda quinta-feira na Folha de São Paulo.
Calligaris sempre discute temas com muita coerência, e lógico, com uma visão psicanalista, mas não exagerada.
Sua leitura não é difícil, sendo acessível por qualquer pessoa. Como ele mesmo diz, uma escrita complicada não é sinal de inteligência ou bom domínio do assunto. Escreve bem aquele que se faz entender.
Fica aí a dica!
E terminando sempre ao modo dele...
Abç... Patrícia.

Blog: http://www.contardocalligaris.blogspot.com/

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pela abertura dos arquivos da Ditadura Militar!

A OAB do Rio de Janeiro tomou a frente de uma campanha muito importante, que é a abertura dos arquivos da Ditadura Militar.
Todos sabemos que muitos dos arquivos da época do militarismo não foram divulgados, sendo abafados vários casos de torturas, prisões e mortes de militantes.
O próprio Governo Federal lançou uma campanha onde pedia às pessoas que possuiam informações, que divulgassem-as para que os militantes mortos na época da repressão pudessem ser enterrados por sua família. Infelizmente sabemos que as pessoas que tinham tais informações, eram pessoas ligadas ao militarismo, o que nos faz questionar se elas as revelariam.
Li em uma vez em um livro, chamado "Sem Vestígios", da autora Tais Morais, onde um ex-militar disse que muitos deles davam um fim às provas das barbaridades que cometiam (por ordem da própria Polícia Militar para que não fossem dercobertos), mas alguns deles gostavam de conservar cópias e fotos daquilo que praticavam.
Desde a Guerrilha do Araguaia, não se sabia dos fatos, e também a partir da lei da censura era difícil que os civis tomassem ciência das repressões e das mortes cometidas pelos militares. Foi só quando os estudantes da capital sairam pelas ruas que o povo passou a saber do que estava acontecendo.
Em todo caso, estes arquivos que provam tais atrocidades cometidas na época ditatorial existem, e eles precisam sim, ser divulgados! O povo brasileiro precisa saber o que realmente aconteceu nesta época, diferente daquilo que era divulgado pelo governo. Precisamos saber da nossa história, e fazer justiça por aqueles que tomaram as dores de um país inteiro e foram à luta por nós!
Entre no site e ajude a OAB no abaixo-assinado para a abertura dos arquivos: CAMPANHA PELA MEMÓRIA E PELA VERDADE! http://www.oab-rj.org.br/forms/abaixoassinado.jsp
Abç... Patrícia.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do mundo, seja bem-vinda!

Depois de muuuuuuito tempo, me animei novamente para escrever no blog.
Nada melhor do que a época de copa do mundo para nos dar essa animação. Bandeiras pra todo lado, barulho, festas, confraternizações, um sentimento de patriotismo gigante.
Mas a questão é: por que esse patriostismo apenas neste momento? Por que nos referimos ao nosso país com muito orgulho na época da copa?
Passamos 3 anos falando muito mal dele, tacando o pau na política, dizendo que sempre continuaremos a ser aquele país de 3º mundo, mas no ano da copa, tudo é festa!
Nosso orgulho é apenas a copa... mas também não podemos nos esquecer do nosso maravilhoso carnaval! Os dias em que nos esquecemos da pobreza, da corrupção, da desigualdade e vamos todos para a avenida desfilar e ver os bonitos peitões de fora, daquelas mulheres saradas.
Esse é o orgulho do nosso país!
Nos esquecemos do nosso 9 de julho... Aliás, por que é feriado neste dia?
Nos esquecemos dos estudantes que lutaram, e fizeram a história.
Nos esquecemos dos movimentos messiânicos, da nossa Inconfidência Mineira. Isso tudo vira apenas um feriado, que não temos que trabalhar, porque trabalhar é ruim demais! A gente gosta é de festa!
É por isso que a copa, o carnaval é só alegria, afinal, não trabalhamos. E quando voltamos ao batente, vamos voltar a falar mal dos políticos lá em Brasília, que ganham o maior dinheiro e não trabalham como a gente, vamos falar mal do abuso sexual, da pedofilia, da sexualização precoce, depois que já nos esbaldamos com os peitos mostrados no carnaval.
O que ainda me conforta é saber que pelo menos nessas épocas o patriotismo ainda existe. Minha esperança se acabaria se isso se apagasse.
Quem sabe um dia essa alienação abandone esse país, e o orgulho comece a surgir nas mais pequenas e simples conquistas que, pasmem, existem sim! E o nosso motivo de orgulho seja outro.
Mas vou terminar por aqui, porque afinal, sou brasileira, e hoje é dia de me orgulhar, porque tem jogo da copa!
Abç... Patrícia.