quarta-feira, 31 de julho de 2013

O primeiro de muitos...

Hoje venho com a indicação de um filme que caiu muito bem para a fase a qual estou passando.
Num dia desses, aleatoriamente escolhi assisti-lo. De repente, vi que estava vendo um filme parecido com o da minha vida.



O longa conta a história de uma família que está passando por mudanças inerentes ao seu processo de envelhecimento. Constituída por um casal (Robert e Marie) e seus 3 filhos (Fleur, Raphael e Albert), a história começa quando o filho mais velho, Albert, decide sair de casa. E com isso, as frustrações dos pais e a saudade dos irmãos começam a tomar lugar.

O desenrolar deste longa é recheado com episódios que contam os conflitos que o amadurecer e suas mudanças ocasionam em uma família. Foi gostoso assistir tudo isso e pensar no movimento de minha irmã sair de casa. A dor no peito é grande, e me senti como os irmãos de Albert, que ficam com a sensação de um pedaço a menos ao seu lado. Todas as lembranças, as sensações, os risos, as brigas e o convívio passam junto com a história em sua cabeça, e senti que estava passando por tudo aquilo junto com aquela família.

Retratos, mortes, despedidas, abraços, amores, angústias, diários, brigas, beijos, e tudo aquilo que um convívio familiar pode nos proporcionar. A dor da "partida" e do distanciamento é forte, mas começamos a entender o quanto isso é inevitável. Poder assistir essa história nos acolhe e nos mostra que o laço afetivo que liga seus membros é mais forte que toda esta dor da separação.
Ao final, o choro veio junto, mas entender que tal amadurecimento e mudança é indispensável para nosso crescimento pessoal se torna confortante.

Deixo essa indicação para o dia de hoje, pois além da história, existe o bônus de ser um filme francês com toda sua maravilhosa fotografia, foco nada convencional e humor tímido e agradável. Se alguém estiver nesse processo, assim como eu, irá adorá-lo! Ou, no mínimo já viveu ou viverá tal processo nessa vida, caindo também como uma luva!



O primeiro dia do resto da tua vida
Título original: Le Premier Jour Du Reste De Ta Vie
Direção: Rémi Bezançon
Gênero: Drama
Tempo de duração: 114 minutos
Ano de lançamento: 2008
País: França
Sinopse: Marie-Jeanne e Robert Duval têm três filhos: Albert, Raphaël e Fleur. O retrato da sua família é delineado ao longo dos anos, em apenas cinco dias muito particulares. "O primeiro dia do resto da tua vida", ou cinco dias decisivos, numa família de cinco pessoas. Os cinco dias mais importantes que todos os outros, em que nada será como dantes.

Abç... Patrícia.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O poema da menina


Há algumas semanas atrás, mexendo em papéis guardados no fundo do guarda-roupa, achei um tesouro. Um tesouro meu, pra mim mesma.
Foi quando percebi que meu gosto por escrever vem de pequena.

No meio de tanta coisa, encontrei capítulos de um livro que escrevia, e algumas poesias que fiz num momento de paixão para uma pessoa que "gostava" no momento em questão.
Como fiquei me sentindo presenteada com registros meus de tanto tempo atrás, que nem sabia mais que existiam, resolvi compartilhar aqui um dos poemas que escrevi.

Porém, adianto que não encontrarão uma escritora cheia de dotes literários, afinal, só tinha meus 12 anos de idade. E sobre o amor, talvez ainda não soubesse o que ele significa, mas estava na tentativa de descobri-lo.
Apenas a ousadia da escrita é que levo em consideração e trago na postagem de hoje.
Me orgulhei de mim mesma. Da ousadia, da sublimação.
Abç... Patrícia.

Por quê?

Por que eu não posso
te ver todos os dias?
Por que não te tenho
em meus braços?

Por que eu só sei
dizer: eu te amo?
Por que não durmo
sem chorar?

Por que choro?
Por que não te vejo todos os dias?
Por que digo eu te amo?
Por que quero você em meus braços?

Me explique,
quero saber,
não aguento mais
tanto sofrimento.

Pode não parecer
que tenho esperança
em relação a você
mas dentro de mim sei disso!

Por que ela e não eu?
Por que eu sofrer e não ela?
Por que ilusão?
Por que tenho raiva dela?

Por quê?
Porque não sei.
Não sei o quê?
Esperar?

Esperar?
Quanto?
Bastante?
Pouco?

Não importa,
esperar faz parte da vida,
e eu faço parte da vida
e faço o que ela manda!

Ela me mandou esperar.
Estou há muito tempo
cumprindo isso,
e ainda não me cansei.

Espero, o tempo que for preciso,
o tempo que precisar.
Por você não tem problema,
vivo até não poder mais esperar.

Por que isso?
Porque te quero.
Por que amor?
Porque te espero!

Patrícia Olandini - 09/09/2000 - 12 anos

terça-feira, 23 de julho de 2013

Mudança

Por motivos de compromisso e falta de tempo hábil, as publicações semanais do Catexizando serão transferidas para as quartas-feiras!
Amanhã tem publicação fresquinha! É só clicar!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Sua essência é seu perfume

Hoje estava voltando pra casa refletindo sobre algumas pessoas, mas não sabia exatamente sobre o que. No caminho, comecei a reparar no perfume de uma mulher que estava ao meu lado, e ao mesmo tempo em que ela emanava um cheiro doce, sentia-se também um resquício de suor, como alguém que estava há muitas horas fora de casa.
Durante os poucos minutos que estive ao seu lado, ouvi-a conversar ao celular. Era uma pessoa doce, simpática, simples e espontânea.
Foi de repente que entendi no que estava pensando: na essência das pessoas. Comecei a pensar em pessoas que me rodeiam atualmente e o quanto elas são ou não agradáveis para mim, assim como um perfume.

O perfume, como talvez a maioria já tenha percebido, desperta em cada um, uma reação diferente. Alguns gostam de perfumes cítricos, outros, de perfumes com essências mais adocicadas, e assim por diante...
Tem também aqueles perfumes que nos agradam imensamente ou que dão dores de cabeça tão fortes que nos perturbam um dia inteiro. E assim, cada pessoa tem sua preferência.

Mas o perfume, nada mais é, do que uma junção de essências. 

Sem querer, sentindo o perfume da mulher que estava ao meu lado, comecei a pensar o quanto uma analogia tão simples e previsível pode dizer muito sobre as pessoas.
Cada atitude, gesto, palavra ou ação carrega consigo uma parcela da essência de alguém. Algumas nos agradam, outras nos enjoam ou outras desprezamos, porque resultam do que suas essências provocam em nós.
Gostar de coisas simples, sinceras e espontâneas vão agradar aqueles que compartilham disto. Gestos vazios, infelizes e sem brilho, irão atrair aqueles que emitem os mesmos sinais. É assim como nossos gostos para os perfumes: cada um irá gostar daquilo que lhe satisfaz e faz sentir-se melhor.

Foi assim que entendi como passei a selecionar as pessoas que estão ao meu lado nos últimos tempos: pelo seu perfume, tão agradável quanto sua essência. Um perfume que não se sente olfativamente ou está a venda em qualquer loja, mas sim, um perfume que carregamos conosco e que conquista o outro com nossas ações.

Enquanto a mulher que estava ao meu lado falava, e eu sentia o seu perfume, comecei a talvez entender o porque de tanta mistura. Pensei no quanto somos repletos destas misturas, e senti também que talvez pudesse estar ao lado de alguém o qual mantém sua essência doce, apesar do dia pode ter lhe trazido tanto cansaço.
Um perfume que se manteve agradável. Provavelmente um leve resultado daquilo que emana sua essência.

Percebi então o quanto estes gestos tão simples puderam me ajudar a entender aquilo que tanto estou procurando nas pessoas, mas não conseguia nomear: essência!
Aquilo que cada um possui, independentemente de desejar ou não. Algo que nos atrai ou nos repele. Algo tão simples, mas tão revelador. Algo que nos faz entender, através de pessoas, o perfume que tanto buscamos... 

...o perfume da vida!

Sentindo...
Sentir o"cheiro" das pessoas nos ajuda a selecionar aqueles que desejamos ao nosso lado. Semelhantes.
Hoje, minha essência talvez esteja um pouco cítrica mas mantém com pitadas um tanto quanto doces.
E a sua, como está?

Abç... Patrícia.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

As pálpebras e os encontros

Ontem assisti a um filme que me fez pensar bastante em qual era a essência de sua história.
Fiquei com duas opções em minha cabeça, e sobre elas irei discorrer brevemente.



O filme em questão chama-se "Pálpebras Azuis" (Párpados Azules em espanhol), e conta a história de uma moça, Marina, que ganha uma viagem para a praia, com direito a um acompanhante. Entretanto, Marina é uma pessoa sozinha, sem amigos ou familiares próximos. É quando se encontra com Victor, um colega de escola que vive similarmente a protagonista.
E com o objetivo de viajarem juntos, começam a se conhecer. Saem, dançam, jantam juntos. Porém, as feições não esboçam prazeres ou muitos sorrisos quando estão um na companhia do outro, tornando-se algo mecânico, superficial.

Fiquei o filme todo torcendo para que dali saísse uma história de amor fervorosa. É nesse ponto que os filmes alternativos nos enganam, ou na verdade, nos colocam na realidade.
Por que o amor precisa ser sempre cheio de brilho no olhar ou efusividades nas feições? As vezes ele nasce da onde menos esperamos.
E assim tentei entender se, ao final da história, aquele era um amor discreto, ainda com seus pudores ou, um medo da solidão que ocasionou o encontro de duas pessoas tão sozinhas.

A segunda opção me chamou muito a atenção, pois vejo quase que diariamente situações em que pessoas se sujeitam a qualquer relacionamento pelo simples (e forte) medo de envelhecerem sozinhas.
Numa grande parte da história, acreditei que aquele era um amor contido, mas ao final dele continuei com minhas dúvidas. Será que essa era mais uma história onde a condição de viver sozinho é fortemente inaceitável, mesmo que não declarado? Ou o amor se manifesta nas atitudes mais simples da vida?

Talvez as duas opiniões se mantenham fortes até o fim do filme, pois ele é um mesclado de descobertas com apreensões. Mas o fato de se permitirem ao encontro possa ser o brilho nos olhos que tanto esperamos encontrar nas histórias em que vemos ou assistimos. Pois o amor poder estar aí, como disse nosso querido e eterno poeta Vinícius de Moraes... "nos encontros"!!

Mas como cada experiência e opinião é única, nada como poder assistir ao filme para obter a sua!
A fotografia e as expressões do filme são muito fortes, mesmo sendo tão simples. E a beleza de Marina, tão apática em alguns momentos, é de se encher os olhos!
Fica a dica para quem gosta de filmes alternativos, com um bônus por ser latino-americano!

Título Original: Párpados Azules
Sinopse: Feliz ganhadora de uma viagem para dois à paradisíaca Praia Salamandra, Marina se dá conta de que não tem com quem compartilhar o prêmio, assim que convida a um antigo companheiro de colégio a acompanhá-la.
Duração: 98 min
Gênero: Comédia, Drama
Direção: Ernesto Contreras
País de Origem: México
Ano: 2007
Não recomendado para menores de 12 anos



Assista online: http://reviufilmes.blogspot.com.br/2013/03/palpebras-azuis-filme-online-legendado.html

Abç... Patrícia.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Clássicos e Cults Online

A postagem de hoje é breve mas muito rica.
Há tempos que venho procurando sites com filmes online (pois não sou muito fã de baixar arquivos), e o único site que encontrei e estava usando ultimamente era preenchido apenas por filmes hollywoodianos. Apenas uns ou outros eram clássicos, mas era muito difícil de se encontrar.
Até que nesse fim de semana, numa pesquisa simples e rápida no senhor Google, descobri um site muito bom chamado "Reviu Filmes", totalmente preenchido por filmes clássicos e cult.

Como assistir?
Para assistir o filme escolhido, é só clicar no vídeo que aparece logo abaixo do cartaz, o qual já possui o filme completo. Alguns só começam após você clicar em alguns links de propaganda, mas fique tranquilo que não contém vírus!

Fui salva nesse final de semana, e não por qualquer filme melodrámatico que encontramos por aí.
Com diretores como Martin Scorsese, Woody Allen, Alfred Hitchcock, Almodóvar em diante, e com filmes da década de 1940 até os anos 2000, dá para se deliciar e aproveitar várias horas do final de semana!
O que também vai render futuras postagens críticas de filmes aqui no blog!



E como palavra de alguém que já passou por muitos sites, esse eu digo que vale muito a pena!!!

Segue o link. Aproveitem!!
http://reviufilmes.blogspot.com.br/

Abç... Patrícia.