terça-feira, 25 de março de 2014

Poesia de boteco

Com certeza você já deve ter visto um poeta bem audacioso que resolveu escrever seus versos em guardanapos de papel em lugar por aí. Em pouco tempo, a página "Eu Me Chamo Antônio" ganhou milhares de fãs na rede social. 
Esse então "rapaz audacioso" chama-se Pedro Gabriel, que por curiosidade possui o nome Antônio no meio dos dois outros "nomes". 

Pedro escrevia o que lhe vinha à mente nos guardanapos de papel que acompanhavam seus chopps, no Café Lamas, ponto muito conhecido e tradicional em São Paulo. Era um gole aqui e uma palavra acolá.
Quando vi os primeiros versos nas páginas do facebook, gostei da maneira simples e eficaz que escrevia suas "poesias". Numa frase, ele conseguia passar um turbilhão de sentimentos!
Clichês a parte, há de se considerar que os trocadilhos de Pedro são de tirar o chapéu!


Certo dia, inspirada em me presentear com livros de poesia, comprei o livro lançado por ele, com algumas de suas poesias instantâneas em letras que só quem vai em botecos consegue entender, daquelas que saem quando os insights chegam!
E realmente o livro veio como um presente! Além dos desenhos modestos nos guardanapos e as frases enxutas, mas significativas, as folhas vieram recheadas de ilustrações para encher os olhos dos leitores! Quando você abre o livro é como se as palavras falassem com você, e todas aquelas cores se movimentassem, num suspiro de lucidez e delírio simultâneos. 

Não sou daquelas a favor da psicologia de boteco, mas a poesia de boteco acredito que será sempre bem vinda. Não pelo fato do álcool ser responsável por nossas capacidades e talentos escondidos, mas porque, ironicamente, nesses locais nos permitimos a exteriorizar aquilo que anda guardado. Uma tolice que ainda precisa ser muito trabalha nos seres humanos.

Para aqueles que procuram uma boa dica de presente, assim como um livro, mas não sabem o que dar, super indico esse em questão! Uma das primeiras coisas que pensei quando o folheei, foi: "Nossa, as pessoas com certeza gostariam de ganhar um livro desse como presente". E olha que vale pra qualquer um, até para aqueles que não são lá muito fãs dessa arte, pois os pensamentos são curtos, mas expressam sentimentos profundos. Quem sabe assim, você não consegue conquistar aquele coração que recusa a se render aos devaneios da poesia?
Vale a pena arriscar, hein?!


Informações sobre o livro:
Título: Eu Me Chamo Antônio
Autor: Pedro Gabriel
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 192

Abç... Patrícia.

Um comentário:

  1. Paty, excelente texto e gostei da indicação!! Vou comprar (ou talvez ganhar de aniversário! kkk)
    Bjs,

    ResponderExcluir