segunda-feira, 5 de julho de 2010

Por mais um dia... com minha mãe!

Terminei ontem de ler um livro chamado "Por mais um dia". Ganhado no natal, enfim consegui lê-lo, porque nada melhor do que as férias para se conseguir ler um livro totalmente despreocupada.
O livro conta a história de um ex-jogador de beisebol, que após a decadência da profissão, a morte de sua mãe e a separação de sua família, cai numa grande depressão e tenta se matar. Após a tentativa de suicídio, sua vida inteira passa como um filme, e sua mãe volta para mostrá-lo a importância que sua vida tem.
O personagem lembra muito da relação que tinha com os pais quando era criança. Como admirava a mãe, mas ficava do lado de seu pai, pois o mesmo o ensinou que meninos ficam com os pais, e meninas com as mães. Pensou em todas as vezes que sua mãe ficava ao seu lado, e quantas vezes ele deixou de ficar ao lado dela, principalmente depois que seu pai foi embora de sua casa.
O livro me fez lembrar muito a grande teoria conhecida que é "O Complexo de Édipo", pelo grande amor que ele possuia pela mãe e que vai se dar conta na beira da morte. E também o grande fato da castração, quando "aprende" que meninos não ficam ao lado de sua mãe, e sim do pai.
É importante e bonito ver que o personagem se dá conta desse amor, e deixa de lado todas as coisas do passado para assumi-lo. Consegue enxergar a importância da mãe na vida de um filho, o quanto ela o ensinou, o protegeu e o amou.
Outro ponto importante foi conseguir descobrir que tudo aquilo que julgava estar perdido em sua vida estava perdido por atitudes propriamente dele! E que só ele poderia mudar as coisas, mostrando então o poder de nossas ações em nossa vida e o olhar oposto ao comodismo, ao achar que as coisas são porque simplesmente devem ser.
Indico a leitura justamente para essa reflexão: "O que minha mãe significa para mim?"
E um fato bem curioso que podemos perceber é que, nossa mãe é o ser mais desejado quando nascemos, e foi também o ser mais desejado pelo personagem na morte. Uma pessoa primordial nos dois momentos inevitáveis da vida.
Abç... Patrícia.

Livro: Por mais um dia
Autor: Mitch Albom
Editora: Sextante

Nenhum comentário:

Postar um comentário