quinta-feira, 1 de julho de 2010

O (des)cobrimento da Tortura

Recebi de um amigo há algumas semanas atrás, um vídeo de um dossiê feito pela Globo News sobre os vários assuntos polêmicos que giram em torno dos anos do Regime Militar.
Este dossiê foi feito com um dos nomes mais atuantes no regime, o General Leônidas, responsável pelo DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna) do Rio de Janeiro e ex-ministro do Exército Brasileiro.
Acho importante a divulgação do vídeo, pois se trata do pronunciamento de alguém por detrás das cortinas. Acho importante também mostrar o que os militares falam sobre a tortura executada naqueles tempos.
O curioso é... quais torturas?
É muito forte a opinião por parte do militarismo que as torturas não existiam, mas denominam como a resistência dos subversivos ao governo. Fiquei impressionada com a negação do General perante aos fatos, o descaso com as várias vidas que foram tiradas, tudo minimizado numa questão de poder político.
Pode ser que o vídeo faça com que algumas pessoas mudem de idéia, e possam enxergar o militarismo como uma vítima também. Lógico que muitos militares também perderam suas vidas, lutando por aquilo que julgavam ser o ideal para o país. Mas acredito também que esse vídeo possa mostrar mais nitidamente o fato que mencionei em uma outra postagem, do qual os militares escondiam o que faziam, para manter a boa imagem. Foi assim que enxerguei este dossiê, como um documento que mostrou com uma grande força o poder imperativo que os militares possuiam (ficando bem claro quando ele diz "Não quero que nada do que eu digo seja cortado" e pela maneira como trata o jornalista) e ainda possuem, e a forte concepção de que tudo aquilo era uma bagunça.
E por fim ouvimos... "Nós vencemos. Esta democracia que existe hoje, existe porque lutamos por ela."
E fica a pergunta: Por qual democracia eles lutaram, se todas elas foram censuradas? E as torturas? Existiram ou não?
Abç... Patrícia.

Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1241580-7823-GENERAL+LEONIDAS+FALA+SOBRE+OS+ANOS+DO+FIM+DO+REGIME+MILITAR,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário