terça-feira, 11 de junho de 2013

(Des)cobrindo-se

Confesso que em algumas terças-feiras penso bastante no que vou escrever, e hoje foi mais um desses dias. Porém, não escolhi a terça-feira pra publicar por puro e extremo acaso.
Hoje refletindo no que escrever, pensei no quanto tenho me encontrado ultimamente e que poderia falar sobre isso.
É uma coisa meio estranha, tipo se encontrar num esconde-esconde debaixo do cobertor ou algo parecido, daqueles que só dificultam sua vida, mas é que tão gostoso quando você encontra alguma coisa (ou alguém).



E foi procurando no meio dos cobertores que fui (des)cobrindo.

Nos encontrarmos com nós mesmos exige muita disposição, e disposição interna. Não posso me encontrar por/ou em outro alguém, como vejo muitas pessoas fazendo. O dia dos namorados tá aí, e as mensagens que vejo pelas redes sociais ou falam de como as pessoas se completam no outro, ou como se sentem "satisfeitas" (sim, podem imaginar uma ironia nestas aspas) em estarem sozinhas sem ninguém para gastar seu dinheiro ou para roubar seus queridos finais de semana.
Como já havia escrito em "E o amor, onde é que está?" e "Real ou Ideal?", aquilo que procuro está mais em mim do que no outro. E toda essa procura acaba se tornando um caminho sem direção ou tentativas em vão.

Pô, se encontrar, apesar de todo o trabalhão que dá, é legal!
Saber das coisas que você gosta, que não gosta, de quem te agrada realmente ou não, que comida é mais saborosa, que roupa cai melhor, o que te dá preguiça ou entusiasmo, o que realmente é ser sincero, e poder dizer sim ou não quando realmente estiver a fim, não tem preço que pague ou pessoa que substitua.
E nessas (des)cobertas, fui vendo do que realmente gostava.

E enquanto eu pensava no que escrever, coloquei pra tocar uma música que achei a minha cara desde a primeira vez que ouvi. Não pelas atitudes exageradas, mas pela sinceridade da letra. Algo sem censura ou medo, só vontade de se atrever.
A música é da cantora Clarice Falcão, que anda sendo escutada por um canto aqui ou ali, ou que é conhecida pelos vídeos no canal do youtube "Porta dos Fundos". Gostei da melodia, das letras e da sinceridade de alguém que me parece falar dela e exclusivamente dela. Vá lá que a indústria musical também visa o lucro e a aprovação do capital, mas não achei que esse tipo de letra fora lançado para agradar "a geral".
É como algo pra expressar as coisas mais doidas que a gente pensa. E que pensa mesmo.
E a arte tá aí pra nos ajudar a expressar alguns devaneios sem precisar concretizá-los.

Aproveito pra deixar a indicação do CD da Clarice "Monomania", que é bem gostosinho de ouvir e dá pra sentir um clima de romance nas letras também. Tão espontâneo quanto me sinto nos últimos tempos.
Se um dia em minha vida fosse gravar um CD, esse talvez seria um com a minha cara.
Mas melhor que tudo isso, com ou sem indicação, é poder descobrir a nossa espontaneidade.

E calma, dia dos namorados tá aí, mas ninguém precisa se desesperar. Deixa aquela colega curtir com o companheiro, sem precisar roer os cotovelos, e aproveita pra passar o dia de outro jeito! Fique na fossa, saia dar risadas, ou simplesmente não faça nada e se desprenda disso, mas faça aquilo que você realmente deseja, sem achar que é o ser humano mais infeliz por estar sozinho. Não se deixe influenciar pelas datas criadas pelo capital e vá viver da melhor maneira que você encontrar! Porque a vida tá passando, e seus momentos (com você) também.
E estar sozinha, é pra mim, apenas uma questão de ponto de vista! Se é que você, depois de tudo isso que escrevi, me entende...

Pra terminar, a tal música da Clarice como tira gosto!


Abç... Patrícia.

2 comentários:

  1. Pati, adoreii o texto! Clarice Falcão é uma fofa mesmo!
    Sinto que estou em uma fase parecida...e (des)cobrir-se, como você bem empregou o termo,é um processo que também cansa, coloca a gente emm conflito, dá medo. Por outro lado, des-cobrir-se é também uma possibilidade de encontrar a serenidade. Como se fosse o "bom encontro", só que (em vários momentos) sozinho.

    Acho que é o sono que está me levando ao devaneio hahaha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Patrícia.
    Amei seu blog!!
    Tem um vídeo da Clarice que chama "Laços". Não sei se vc conhece, mas foi premiado e é muito bonito.
    Continue escrevendo sempre!!
    Beijos
    Gisele

    ResponderExcluir