terça-feira, 4 de junho de 2013

Chora sanfona!

Para iniciar o mês de São João, vou começar com o nosso querido rei do baião.
Reflexões a parte, hoje venho com a indicação do filme que conta não só a história de Luiz Gonzaga, mas também um resgate da história entre o pai e seu filho Gonzaguinha.


O filme foi lançado no ano passado em homagem ao centenário do rei, porém só pudi assisti-lo recentemente.
Esperei um filme biográfico, mas além disso ganhei o prazer da trilha sonora (lógico) e também a história da busca de um pai, ausente, porém tão desejado. Gonzaguinha não procura um pai provedor, que fornece tudo aquilo que é necessário materialmente, mas um pai afetuoso e presente. 
Do outro lado, vemos um pai que veio lá do sertão, cresceu com outros princípios e visões, e tinha pra si que um bom pai era aquele que colocava a comida no prato e nunca deixava nada de bom faltar.
Duas pessoas que se perderam num caminho paralelo, mas que buscavam o mesmo destino.
Poder ouvir o outro e acolher seus anseios, angustias e expectativas é um passo para cruzar estes caminhos.

Além de toda a história, a maneira como se despediram dessa vida também é muito tocante. Após a reconciliação, shows e uma convivência retomada, a morte do pai não conseguiu separá-los, e o filho foi logo ao seu encontro. Pra mim, a parte mais emocionante dessa linda história.

Vale a pena por tudo isso e mais um pouco. 
O mês de São João, das festas, das fogueiras, do baião e do rei, começou. E nada mais justo do que iniciar o post do mês falando de nosso querido Luiz Gonzaga, que fez a sanfona chorar de tanta beleza e emoção! Um artista (que fez do baião uma arte) que tocava para o povo numa laje ou em céu aberto porque seu gosto era tocar pra'queles que eram simples e estavam ali por sua música. 
Simplicidade uma vez adquirida e muito bem mantida, sempre presente e cativante.
E uma vez rei, sempre rei!


Informações sobre o filme:
Título: Gonzaga - De Pai Pra Filho
Gênero: Drama
Duração: 130 minutos
Origem: Brasil
Direção: Breno Silveira
Roteiro: Breno Silveira
Ano: 2012

Sinopse:
No Filme Gonzaga - De Pai para Filho Nacional Online, Um pai e um filho, dois artistas, dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos; um de direita, o outro de esquerda. Encontros, desencontros e uma trilha sonora que emocionou o Brasil. Esta é a história de Luiz Gonzaga (1912-1989) e Gonzaguinha (1945-1991), e de um amor que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento.

Leia também no blog: "Cultura e Memória"

Abç... Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário