quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pela abertura dos arquivos da Ditadura Militar!

A OAB do Rio de Janeiro tomou a frente de uma campanha muito importante, que é a abertura dos arquivos da Ditadura Militar.
Todos sabemos que muitos dos arquivos da época do militarismo não foram divulgados, sendo abafados vários casos de torturas, prisões e mortes de militantes.
O próprio Governo Federal lançou uma campanha onde pedia às pessoas que possuiam informações, que divulgassem-as para que os militantes mortos na época da repressão pudessem ser enterrados por sua família. Infelizmente sabemos que as pessoas que tinham tais informações, eram pessoas ligadas ao militarismo, o que nos faz questionar se elas as revelariam.
Li em uma vez em um livro, chamado "Sem Vestígios", da autora Tais Morais, onde um ex-militar disse que muitos deles davam um fim às provas das barbaridades que cometiam (por ordem da própria Polícia Militar para que não fossem dercobertos), mas alguns deles gostavam de conservar cópias e fotos daquilo que praticavam.
Desde a Guerrilha do Araguaia, não se sabia dos fatos, e também a partir da lei da censura era difícil que os civis tomassem ciência das repressões e das mortes cometidas pelos militares. Foi só quando os estudantes da capital sairam pelas ruas que o povo passou a saber do que estava acontecendo.
Em todo caso, estes arquivos que provam tais atrocidades cometidas na época ditatorial existem, e eles precisam sim, ser divulgados! O povo brasileiro precisa saber o que realmente aconteceu nesta época, diferente daquilo que era divulgado pelo governo. Precisamos saber da nossa história, e fazer justiça por aqueles que tomaram as dores de um país inteiro e foram à luta por nós!
Entre no site e ajude a OAB no abaixo-assinado para a abertura dos arquivos: CAMPANHA PELA MEMÓRIA E PELA VERDADE! http://www.oab-rj.org.br/forms/abaixoassinado.jsp
Abç... Patrícia.

2 comentários:

  1. Se em toda a situação temos o lado positivo e o lado negativo...qual o lado positivo da ditadura militar????

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que exista o lado positivo e negativo. Acredito apenas que não exista o certo e o errado. Na Ditadura, os militares possuiam um ideal que julvagam ser o "correto". Cada um possui o seu ideal, onde determinam então este imaginário "certo ou errado". Acontece que estes ideais deixam de ser aceitos e respeitados quando atingem pessoas que não fazem parte dele, o que irá confrontar com outros ideais em questão.

    ResponderExcluir