quarta-feira, 30 de junho de 2010

Tela colorida

Lembrei-me nesse final de semana de algumas minisséries que foram apresentadas pela Rede Globo. Pode-se dizer, que tirando vários programas da emissora, ainda existem alguns que me encantam.
Lembrei-me das minisséries "Hoje é dia de Maria" e "Capitú" em especial. As duas me chamaram a atenção devido ao figurino, ao cenário, a atuação dos personagens e ao drama da estória. Ainda sou leiga no assunto, não sei qual o nome desse novo tipo de filmagem, mas a única coisa que sei é que ela encanta...
Encanta pelas cores, pela fantasia, pelo sentimento que nos desperta.
Sempre acreditei que uma estória (aquela, diferente da HISTÓRIA, cujo conto não é verdadeiro) deveria ser contada assim, instigando a fantasia. Um estória nada mais é do que uma criação, algo que vem da nossa imaginação, e a nossa imaginação é algo muito além do que os olhos podem ver!
Essas duas minisséries me chamaram muito a atenção pois iam além disto. Foi-se criado um cenário onde tudo parecia surreal, igual àqueles sonhos que temos, onde indagamos de como somos capazes de imaginar tudo aquilo. Pois é, elas me lembraram bem o que o nosso inconsciente pode representar.
Todas aquelas loucuras da estória, aquelas roupas e imagens que não podíamos entender, me remete muito ao inconsciente. Me remete ao que ele representa e que muito de nós achamos tudo muito fora do normal.
Gosto de coisas que perpassam esse limite do real, que criam perguntas dentro de nós. Não há como negar que essa fuga da normalidade nos cause uma confusão no pensamento. Mas é isso o que o nosso inconsciente faz! Essa confusão... Porque ele não tem certo, e nem errado... E ao mesmo tempo, temos tanto medo de tentar acessá-lo.
Me encanta a tonalidade da voz, os poemas recitados, as feições estampadas no rosto. Podemos ser além daquilo que já somos, pois nunca somos tudo isso. Somos sim, além disso.
Me lembra também o teatro. Aquele cuja maioria esquece sua importância. Ao meu ver, o teatro é uma outra maneira que nos leva à esta quebra da realidade, à estas fantasias.
Fica a dica para quem não não assistiu as minisséries, e deixo também algumas fotos, para que a imaginação seja instigada, e para que nós consigamos romper com essa procura de tudo aquilo que é "normal".
Abç... Patrícia.

Hoje é dia de Maria
Capitú

Nenhum comentário:

Postar um comentário