segunda-feira, 13 de junho de 2011

Da Megalomania ao Genocídio

Hoje assisti o documentário "Arquitetura da Destruição" de Petter Cohen.
"O Documentário a arquitetura da destruição descreve a trajetória de Hitler e seus aliados durante a ascensão do partido nazista na Alemanha, bem como da eclosão da 2º guerra mundial. Mostrando que Hitler sempre sonhou em ser um grande artista, que após sua ascensão irá utilizar seus projetos arquitetônicos bem como suas teorias, negando consideravelmente a arte modernista. Dessa forma esse documentário relata como se dava a relação dos nazistas, com as obras artísticas existentes na Alemanha e nos países dominados. Destacando, entretanto o nacionalismo e a moral ideológica Alemã em uma época de grandes crises, em que o mundo se recuperava da 1º Guerra Mundial." (fonte)



Uma das coisas mais interessantes deste documentário, é que ele mostra as motivações e ambições de Hitler a partir da fixação que ele possuia na Arte. Hitler é, comprovadamente, um artista frustrado, que vai projetar muitas mudanças na Alemanha a partir dessa sua fixação.
O título deste post menciona duas características desse período:

Megalomania
Hitler pode ser considerado como megalomaníaco. Suas convicções de uma nação completamente pura nos mostra isso. Ele acreditava que iria salvar toda a população ariana através da arte, da higiene e da beleza.
Essa idéia parte de sua visão do mundo grego, onde as publicações e até as esculturas mostravam o homem como inteligente e belo. Hitler tinha grande fixação também na Antiguidade. Isso motivarou muitas de suas idéias para um mundo puro e livre das imperfeições, as quais são inerentes em qualquer contexto.
Sua compulsão por perfeição é passada aos civis, que acreditam na necessidade de uma raça completamente pura para poder cuidar devidamente de seu país.
Acreditava também ser um artista, e que era também a partir da arte que os alemães poderiam se libertar. Isso faz com que construa muitos museus pela Alemanha, trazendo obras de vários artistas e sendo consumidor de muitas delas.
A higiene é um aspecto importante até para igualar as classes socias. Ele acreditava que uma população bem higienizada possuiria a mesma dignidade, independente de sua classe, o que seria mais um fator igualitário que busca sempre pela perfeição da raça.
Não haveria um ser imperfeito na nação, provando assim a megalomania de Hitler, com seu desejo de tornar um país completamente perfeito, a partir de suas convicções.

Genocídio
O genocídio não seria nem descutível.
Como todos já sabemos, diferente de muitos durante a guerra, os judeus foram brutalmente exterminados e excluídos pois apresentavam uma grande ameaça ao país. No documentário é mostrado filmes que foram feitos pelo partido nazista, onde coloca o judeu como um "rato" que se beneficia com as doenças dos alemães, e ganham dinheiro em cima daquilo que os prejudica. Na verdade, Hitler sabia o quanto os judeus influenciavam na economia do país, mas não podia aceitar que pessoas "de fora" tivessem esse poder dentro de seu território.
E assim, muitos deles foram mortos, atendendo as idéias completamente paranóicas de Hitler.
Não só os judeus, mas também os deficientes físicos e mentais foram alvos desse genocídio. Com a idéia de "pureza" estes indivíduos representavam um desvio, algo que não seria possível com a existência de pessoas que dependiam de outras para viver. É questionado também o dinheiro público destinado à estas pessoas, que viviam em hospitais psiquiátricos luxosos (conforme palavas nazistas) enquanto civis alemães moravam em becos, sem dignidade.
O extermínio destas pessoas também foi acentuado, após o início da guerra.

E assim Hitler foi transformando a guerra conforme suas ambições pessoais, seus desejos psicóticos (também paranóicos) e que foram percebidos por muitos, os quais se negaram a ajudá-lo.
Hitler queria transformar o mundo (sim, o mundo!) naquilo que já foi a Grécia antiga. Foi uma guerra moderna que possuía princípos da Antiguidade.

Mas nada melhor do que assistir ao documentário para se aprofundar em questões que muitas vezes não são aprofundadas sobre este período!

Sobre o documentário:
Direção: Peter Cohen
Duração: 121 minutos
Ano: 1992
O longa venceu o Prêmio Especial da 16ª Mostra Internacional de Cinema. O filme e o vídeo "Arquitetura da Destruição" fazem parte da 'Coleção Mostra Internacional de Cinema'.
Ele também é ricamente composto por vídeos e imagens da época.
Assista aqui um vídeo que fala sobre o documentário!

Abç... Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário