sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O primeiro passo

Diante as várias mudanças que estou passando na minha vida, essa semana pensei bastante naquilo que fazemos com nossas (possíveis) escolhas. Ouvindo também o que muitos me disseram, comecei a perceber (ou analisar mesmo) qual o enfrentamento que as pessoas possuem frente à uma mudança.
Muitas coisas e caminhos nos estão disponíveis, mas o fato é a visão que possuímos para tais opções. O problema está sempre no nosso olhar, que é resultado do nosso interior.
Alguns dias atrás, me atrevi a pegar um livro de minha mãe, muito conhecido, para começar a ler. O livro chamado "O Segredo" ficou muito famoso até um tempo depois de seu lançamento. Sempre tive minhas críticas sobre ele, pois se trata de um livro de auto-ajuda. Pois bem, como muitas pessoas sempre disseram maravilhas desse livro (ou até mesmo do documentário) e eu estava numa semana buscando toda a positividade, resolvi passar meus olhos em suas páginas. Na época, muitas pessoas disseram que mudaram suas vidas após a leitura desse livro, até minha mãe se tornou (praticamente insuportável, diga-se de passagem) uma pessoa cheia de pensamentos positivos.
Na verdade, não consegui terminar de ler o primeiro capítulo do livro! Admito que já comecei a lê-lo junto com meus preconceitos sobre os livros de auto-ajuda, afinal, ainda me questiono se algumas palavras de alguém que não lhe conheça, irão mudar a sua vida por completo.
Eu, particularmente, acredito sim na Lei da Ação & Atração, mas de um modo diferente. Li nas páginas do livro algo sobre "como ser um milionário" e fiz a triste comparação com algumas igrejas que ainda enganam seus fiéis. As palavras são bonitas, mostram que você atrai o seu semelhante mas... apenas pela força do pensamento! Também acredito que atraímos aquilo que queremos, mas muitas vezes, inconscientemente. Quantas vezes nos deparamos com fatos que tanto se assemelham à outros por quais já passamos, mas muitas vezes não entendemos porque temos a tendência a sempre cair na mesma situação?

O fato é: As palavras nos transformam, mas não são as palavras de um livro que enchem sua cabeça de um exercício repetitivo. Você não vai mudar sua vida, se mentalizar apenas aquilo que quer. A mudança está no interior, na alma, naquilo que carregamos conosco todos os dias, e não naquilo que mentalizamos hoje ou amanhã. Claro, que para uma vida saudável, devemos sempre procurar aquilo que é bom para nós (e aí fica a questão: O que é bom para cada um? Lembrando que cada um possui seu ponto de vista). Acontece que os livros de auto-ajuda te ajudam sim, mas por quanto tempo e com que profundidade?
Minha mãe leu este livro há mais de um ano. Como disse, ela se tornou insuportavelmente positivista, mas, foi por um tempo determinado, porque na sua essência as coisas continuaram as mesmas. Você até pode ler o livro, ou outros assuntos relacionados, e se tornar o cara mais positivo da face da Terra, mas quanto tempo será que você vai evitar olhar para si mesmo?

As mudanças não se iniciam quando alguém lhe incentiva, mas sim, quando você está preparado e é desejante delas. Ninguém está aqui para mudar um ou outro, as pessoas podem apenas te ajudar, mas o primeiro passo é você quem dá!
Vamos pensar mais nisso, antes de continuarmos dando tanto crédito à assuntos que cada vez mais surgem para camuflar aquilo o que realmente somos, podemos fazer e demandam nosso desejo, para uma imagem cada vez mais perfeita, sem erros e sem imperfeições. Você sempre será um misto. E lembre-se: é daquilo que não está bom, que surge a mudança!

Abç... Patrícia.

2 comentários: