quarta-feira, 17 de julho de 2013

Sua essência é seu perfume

Hoje estava voltando pra casa refletindo sobre algumas pessoas, mas não sabia exatamente sobre o que. No caminho, comecei a reparar no perfume de uma mulher que estava ao meu lado, e ao mesmo tempo em que ela emanava um cheiro doce, sentia-se também um resquício de suor, como alguém que estava há muitas horas fora de casa.
Durante os poucos minutos que estive ao seu lado, ouvi-a conversar ao celular. Era uma pessoa doce, simpática, simples e espontânea.
Foi de repente que entendi no que estava pensando: na essência das pessoas. Comecei a pensar em pessoas que me rodeiam atualmente e o quanto elas são ou não agradáveis para mim, assim como um perfume.

O perfume, como talvez a maioria já tenha percebido, desperta em cada um, uma reação diferente. Alguns gostam de perfumes cítricos, outros, de perfumes com essências mais adocicadas, e assim por diante...
Tem também aqueles perfumes que nos agradam imensamente ou que dão dores de cabeça tão fortes que nos perturbam um dia inteiro. E assim, cada pessoa tem sua preferência.

Mas o perfume, nada mais é, do que uma junção de essências. 

Sem querer, sentindo o perfume da mulher que estava ao meu lado, comecei a pensar o quanto uma analogia tão simples e previsível pode dizer muito sobre as pessoas.
Cada atitude, gesto, palavra ou ação carrega consigo uma parcela da essência de alguém. Algumas nos agradam, outras nos enjoam ou outras desprezamos, porque resultam do que suas essências provocam em nós.
Gostar de coisas simples, sinceras e espontâneas vão agradar aqueles que compartilham disto. Gestos vazios, infelizes e sem brilho, irão atrair aqueles que emitem os mesmos sinais. É assim como nossos gostos para os perfumes: cada um irá gostar daquilo que lhe satisfaz e faz sentir-se melhor.

Foi assim que entendi como passei a selecionar as pessoas que estão ao meu lado nos últimos tempos: pelo seu perfume, tão agradável quanto sua essência. Um perfume que não se sente olfativamente ou está a venda em qualquer loja, mas sim, um perfume que carregamos conosco e que conquista o outro com nossas ações.

Enquanto a mulher que estava ao meu lado falava, e eu sentia o seu perfume, comecei a talvez entender o porque de tanta mistura. Pensei no quanto somos repletos destas misturas, e senti também que talvez pudesse estar ao lado de alguém o qual mantém sua essência doce, apesar do dia pode ter lhe trazido tanto cansaço.
Um perfume que se manteve agradável. Provavelmente um leve resultado daquilo que emana sua essência.

Percebi então o quanto estes gestos tão simples puderam me ajudar a entender aquilo que tanto estou procurando nas pessoas, mas não conseguia nomear: essência!
Aquilo que cada um possui, independentemente de desejar ou não. Algo que nos atrai ou nos repele. Algo tão simples, mas tão revelador. Algo que nos faz entender, através de pessoas, o perfume que tanto buscamos... 

...o perfume da vida!

Sentindo...
Sentir o"cheiro" das pessoas nos ajuda a selecionar aqueles que desejamos ao nosso lado. Semelhantes.
Hoje, minha essência talvez esteja um pouco cítrica mas mantém com pitadas um tanto quanto doces.
E a sua, como está?

Abç... Patrícia.

2 comentários:

  1. Pati, querida! Adorei a publicação... Muito bem colocado!
    Parabéns pela facilidade de expor seus pensamentos com tanta clareza e coerência!

    Beijos
    Fran

    ResponderExcluir
  2. Adorei Pati!! É estranho e ao mesmo tempo legal refletir sobre a nossa essência e a essência do nosso perfume... Acho que está tudo relacionado, mesmo. Beijos

    ResponderExcluir