quarta-feira, 31 de julho de 2013

O primeiro de muitos...

Hoje venho com a indicação de um filme que caiu muito bem para a fase a qual estou passando.
Num dia desses, aleatoriamente escolhi assisti-lo. De repente, vi que estava vendo um filme parecido com o da minha vida.



O longa conta a história de uma família que está passando por mudanças inerentes ao seu processo de envelhecimento. Constituída por um casal (Robert e Marie) e seus 3 filhos (Fleur, Raphael e Albert), a história começa quando o filho mais velho, Albert, decide sair de casa. E com isso, as frustrações dos pais e a saudade dos irmãos começam a tomar lugar.

O desenrolar deste longa é recheado com episódios que contam os conflitos que o amadurecer e suas mudanças ocasionam em uma família. Foi gostoso assistir tudo isso e pensar no movimento de minha irmã sair de casa. A dor no peito é grande, e me senti como os irmãos de Albert, que ficam com a sensação de um pedaço a menos ao seu lado. Todas as lembranças, as sensações, os risos, as brigas e o convívio passam junto com a história em sua cabeça, e senti que estava passando por tudo aquilo junto com aquela família.

Retratos, mortes, despedidas, abraços, amores, angústias, diários, brigas, beijos, e tudo aquilo que um convívio familiar pode nos proporcionar. A dor da "partida" e do distanciamento é forte, mas começamos a entender o quanto isso é inevitável. Poder assistir essa história nos acolhe e nos mostra que o laço afetivo que liga seus membros é mais forte que toda esta dor da separação.
Ao final, o choro veio junto, mas entender que tal amadurecimento e mudança é indispensável para nosso crescimento pessoal se torna confortante.

Deixo essa indicação para o dia de hoje, pois além da história, existe o bônus de ser um filme francês com toda sua maravilhosa fotografia, foco nada convencional e humor tímido e agradável. Se alguém estiver nesse processo, assim como eu, irá adorá-lo! Ou, no mínimo já viveu ou viverá tal processo nessa vida, caindo também como uma luva!



O primeiro dia do resto da tua vida
Título original: Le Premier Jour Du Reste De Ta Vie
Direção: Rémi Bezançon
Gênero: Drama
Tempo de duração: 114 minutos
Ano de lançamento: 2008
País: França
Sinopse: Marie-Jeanne e Robert Duval têm três filhos: Albert, Raphaël e Fleur. O retrato da sua família é delineado ao longo dos anos, em apenas cinco dias muito particulares. "O primeiro dia do resto da tua vida", ou cinco dias decisivos, numa família de cinco pessoas. Os cinco dias mais importantes que todos os outros, em que nada será como dantes.

Abç... Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário