segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Deixando o tabu de lado

Caros leitores, desculpem-me pela ausência da última semana, porém minhas noites estão ficando corridas. Provavelmente o dia fixo da postagem se tornará a segunda-feira.

Hoje venho com uma boa indicação que encontrei pelas redes sociais, as quais as vezes nos oferece coisas muito interessantes e construtivas!

Há meses trabalhando na área social e acompanhando casos de violações de direitos humanos, o que percebo é que o mais pesado e mais "assustador" de todos (no sentido de não sabermos quais orientações e procedimentos adotar) são os casos de abuso sexual infantil.
Esse assunto mostra-se delicado para a maioria dos profissionais da área, principalmente aqueles que não foram preparados para tal. Não sabe-se como abordar o assunto com os pais/responsáveis e até mesmo com a criança, acreditando-se que muitas coisas não devem ser faladas, ou, só se forem pronunciadas com muito cuidado.

Conhecendo o abuso
Para falar sobre isso, é importante também termos um conhecimento no mínimo introdutório sobre o assunto.
O abuso sexual não se consiste apenas na penetração ou no toque, mas também através de exibição de fotos/filmes eróticos, estimulação dos órgãos genitais e qualquer outra ação na qual um adulto estimule a sexualidade de uma criança/adolescente. Embora a sexualidade se desenvolva e esteja presente desde o nosso nascimento, esta estimulação é considerada crime quando despertada por um adulto, o qual tem plena consciência de seus atos e de sua sexualidade, ao contrário da criança, que ainda está por descobri-la.

Passeando então pelo facebook, encontrei na página de um amigo também psicólogo, um site de um projeto criado por uma pedagoga, no qual, através de um livro infantil, ela nos mostra como trabalhar o abuso sexual com uma criança e como falar com ela sobre esse assunto tão delicado. Com uma ilustração muito boa, uma linguagem acessível e informações extremamente necessárias sobre o corpo e suas permissões, a Ong "Cores" traz no livro os personagens "Pipo e Fifi" que contam uma história na qual ensinam as crianças a se protegerem de um abuso. O mais legal é que o livro pode ser baixado, impresso e lido para crianças por qualquer pessoa!
Ao contrário do que a maioria pensa, devemos estimular sua consciência sobre seu corpo e de como deve protegê-lo, impedindo que alguém faça o que ela não deseja e também motivando-a a contar para alguém caso este fato venha a ocorrer. Além de profissionais, estar em mãos de um pai/responsável também é muito indicado, pois conversar e conscientizar as crianças sobre o poder e o controle sobre si precisa deixar de ser um tabu e se transformar numa forma efetiva de prevenção!

Deixo abaixo o link do projeto que pode (e deve) ser visitado por todos! Mesmo aqueles que não são pais, podem indicar o livro ou conhecer mais sobre o assunto! Vale muito a pena!

"Pipo e Fifi" http://www.pipoefifi.org.br/home.html

Infográfico

Abç... Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário