terça-feira, 13 de setembro de 2011

As Brasas

Terminei de ler essa semana o livro "As Brasas", conforme a indicação de minha supervisora de Psicanálise. O livro contra a história de um general (Henrik) que espera há quarenta um anos a volta de um grande amigo de infância (Konrad) para descobrir qual foi o motivo que o fez partir sem se despedir.
A amizade, que mais se parecia uma irmandade, é mostrada como uma fundição entre as personagens. Porém, a história é toda contada a partir do ponto de vista de Henrik, um homem de família rica e nobre que não aceita a ideia de ter sido abandonado.
Um ego completamente narcísico, que fica cada mais vez evidente a partir das coisas que diz ao amigo. Crê que Konrad tinha grande inveja de sua vida, onde podemos até sentir seu ar arrogante.
A partir de um momento o livro estabelece um monólogo, o qual nos enche de ansiedade.
Com a história, vamos percebendo que a dor não se constitui numa saudade daquele partiu e o qual sentimos falta, mas sim, da dor narcísica de se sentir tão bom e suficiente para alguém e ter sido deixado para trás.


Sinopse
"Viveram lado a lado desde o primeiro instante, como gêmeos do útero materno. Não precisaram fazer pactos de amizade como costumam fazer os garotos dessa idade, que se lançam com paixão e ostentação a rituais ridículos e solenes, dessa forma inconsciente e grotesca com que o desejo se manifesta entre os homens, quando decidem pela primeira vez arrancar do resto do mundo o corpo e a alma de outra pessoa para possuí-la com exclusividade. O sentido do amor e da amizade estava todo ali. A amizade deles era séria e silenciosa como todos os grandes sentimentos destinados a durar uma vida inteira. E como todos os grandes sentimentos, também continha certa dose de pudor e de culpa. Ninguém pode se apropriar impunemente de uma pessoa, subtraindo-a de todas as outras."

Eu realmente me questiono se a relação estabelecida entre eles poderia ser chamada de "amizade". O final dá sinopse já nos mostra que esse questionamento pode ser levantado. Mas, nada como ler o livro para ver qual a percepção de cada um.
Abç... Patrícia.

Informações sobre o livro:
Título: As Brasas
Autor: Sándor Márai
Páginas: 172
Editora: Companhia das Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário